Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

ÁRVORE LÓGICA

Muito bem, Nancy, Diana, Cássia etc...

A Nancy está exemplificando com o NUPROLIG, um bom problema para se fazer um projeto ambiental!

E ela já entende um pouco do assunto, tem dois objetivos específicos e pode trabalhar com eles.

Abaixo, eu vou exemplicar com uma árvore lógica como construir o projetinho.

2 comentários:

  1. Oi gente, a lógica do projeto é muito simples:

    Se eu tenho um problema, a primeira coisa a definir é o público-alvo, é o "para quem" será destinado o projeto, ou quem serão as pessoas ou grupos mais beneficiados.

    segundo passo: definir de forma muito precisa, o objetivo geral desse projeto. É dizer de forma sintetizada e geral: O que eu quero, afinal, com esse projeto.

    Terceiro passo: para se atingir um objetivo geral, eu preciso de táticas intermediárias, preciso definir objetivos específicos, umas duas ou três finalidades, sem as quais não chego ao objetivo geral.

    Quarto passo: Para atingir cda objetivo específico devo fazer que ações? É o momento de definir, também de forma precisa, que ações preciso fazer, sem as quais não atinjo os objetivos específico. Para cada Objetivo, as ações correspondentes.
    Para realizar essas ações, precisamos de recursos. Para fazer um projeto, você planeja o orçamento segundo cada ação e as colocam em um plano físico-financeiro, em um cronograma.

    Finalmente, os resultados e impactos são pensados de acordo com cada ação e não somente em relação ao objetivo geral.

    Gente...Para começar é isso.

    ResponderExcluir
  2. Digam, se as aulinhs estão servindo.

    Vamos começar nossos projetinhos?

    Ah! Não podemos deixar de contextualizar os problemas que geram a necessidade de um projeto, de ver quem poderia nos ajudar, como os beneficiários e beneficiárias podem participar no desenvolvimento do projeto e justificar bem o por quê do projeto.

    ResponderExcluir